
Algumas dicas de como podemos fazer para ajudar a salvar o planeta?
Regule sua geladeira
Ao abrir o refrigerador para pegar alguma coisa, aproveite para dar uma
olhada no termostato. A temperatura ideal deve estar a 4 graus positivos e a do freezer a 18 graus negativos. Cada grau abaixo destes valores aumenta em 5% o consumo de energia sem alterar em nada a conservação dos alimentos. Lembre-se que a geração de eletricidade produz mais de um terço da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, um dos gases responsáveis pelas mudanças climáticas bruscas do planeta.
Apague as luzes
Se um cômodo está vazio, a luz deve estar apagada. O mesmo deve acontecer quando você sai de casa. Crie o hábito de deixar tudo apagado enquanto dorme e use o máximo possível da luz natural do sol – quanto menos energia você usar, mais vai economizar no bolso e nos recursos naturais.
Mantenha seu carro regulado
Deixando o motor do seu carro regulado, você estará poluindo menos o ar, reduzindo a emissão de gases poluentes em até 20%. Qual a vantagem disso? Bem, certamente você deve estar sofrendo com o superaquecimento da Terra – e prepare-se, pois a tendência é aumentar até cinco graus Celsius nos próximos cem anos. Quando estiver morrendo de calor, lembre-se que o escapamento do seu carro pode ajudar a parar esse caldeirão.
Recicle latinhas de alumínio
Cada vez que abrir uma latinha de refrigerante ou cerveja, lembre-se que ela é feita de alumínio, que foi extraído da bauxita e cuja exploração costuma causar sérios danos como desmatamento, alto consumo de água e energia, além da destruição do ecossistema. Por isso, procure reciclar, ou encaminhar para reciclagem, todos os objetos de alumínio – latinhas podem se transformar em canos e até em peças de carros e aeronaves.
Imprima dos dois lados
O papel, como se sabe, é extraído de árvores. A indústria de papel usa 40% dessa madeira, sendo que 17% da madeira usada para produzir papel para imprimir ou escrever são provenientes de florestas ainda virgens, com árvores centenárias, que são derrubadas sem dó nem piedade. Ao imprimir seus documentos, procure pensar nisso. Use os dois lados do papel e escolha marcas de origem reciclada.
Não durma com a TV ligada
Este é um conselho difícil de ser seguido, uma vez que dormir na frente da YV é uma delícia. Para resolver o problema sem agredir o meio ambiente com o desperdício de energia, use o timer (programe o tempo para desligar automaticamente a TV).
.Leve a bolsa ao supermercado
Esta é uma prática muito comum na Europa, mas, ainda pouco difundida no Brasil. Em vez de usar as sacolas plásticas dos supermercados, leve uma bolsa de casa para carregar suas compras. O plástico usado para fabricar as sacolas demora cerca de 200anos para se decompor na natureza. Atualmente, mais de 46 milhões de peças plásticas estão contaminando os oceanos do mundo.
.Plante uma árvore
Nem que seja na varanda do seu apartamento, uma vez que as plantas, qualquer uma delas, são capazes de absorver dióxido de carbono e expelir oxigênio, ajudando a “limpar” a atmosfera. Nos últimos 10 anos, as áreas florestais diminuíram cerca de 2,4% no mundo. Pense que, quanto mais você plantar, mais você e quem o rodeia respirará aliviado.
Existem muito mais maneiras de ajudar a SALVAR O PLANETA...
Faça sua parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário